Publicado estudo realizado pelo LABSAU junto às ATIs do Rio de Janeiro

By labsau|Julho 13, 2018|Uncategorized|0 comments

O LABSAU divulga estudo realizado nas Academias da Terceira Idade – ATIs (atualmente, Rio ao Ar Livre), por conta de parceria com a Secretaria do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida do Município do Rio de Janeiro. O estudo foi parte da dissertação de mestrado do Prof. Ricardo Cordeiro, desenvolvida na Universidade Salgado de Oliveira em cooperação com o LABSAU. Além disso, contou-se com o apoio da Dra. Linda Pescatello, da Universidade de Connecticut.

O experimento demonstrou que o circuito padrão realizado nas ATIs foi capaz de provocar hipotensão da ordem de 13 mmHg na pressão sistólica e 8 mmHg na pressão diastólica de idosos com pressão elevada em repouso, efeito que perdurou por 6 a 7 horas subsequentes às sessões de exercício vs. controle.

Considerando as possíveis relações entre efeitos agudos e crônicos do exercícios sobre a pressão arterial e o fato de as ATIs, à época do experimento, atenderem cerca de 40.000 idosos, depreende-se facilmente a relevância clínica desses achados. Boa leitura!

#labsau
#uerjresiste

DOI: 10.1519/JSC.0000000000002734

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29995693

Share this Post:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*