Estrutura

Exercendo suas atividades em um conjunto de salas localizado no 8º andar, Bloco F, do IEFD (salas 8121-F, 8133-F, 8144-F e 8145-F), o LABSAU encontra-se em fase de expansão de suas atividades. Equipamentos foram adquiridos sob a forma de doação por parte de instituições interessadas nos resultados das pesquisas ali desenvolvidas e, principalmente, com financiamento de projetos aprovados por agências de fomento, notadamente a FAPERJ, CNPq e FINEP. O laboratório conta com uma estrutura que permite relativa independência na condução dos seus projetos. Dentre os espaços e equipamentos disponíveis, podem ser listados:

SALA DE EGOESPIROMETRIA: conta com quatro esteiras rolantes e bicicletas ergométricas, ambas de alto desempenho, apropriadas para aplicação de protocolos diversificados em rampa e em estágios. Os equipamentos podem ser operados manualmente ou controlados por software dedicado, que é acoplado a um analisador de gases, sendo possível medir as variáveis de trocas gasosas respiratórias durante os testes. Além disso, é possível obter respostas eletrocardiográficas em 12 derivações, durante situações de repouso e esforço. O analisador de gases apresenta acessório de telemetria, possibilitando o acompanhamento de atividades físicas em situações de campo e laboratório. O laboratório conta, igualmente, com um sistema de avaliação fotoplestismográfica que permite medir a pressão arterial batimento a batimento em situações de exercício, assim como estimar o volume sistólico e, portanto, o débito cardíaco.

                               

                                                    

SALA DE AVALIAÇÃO NEUROMUSCULAR: conta quatro categorias de equipamentos que, assim como na ergoespirometria, podem trabalhar em conjunto ou isoladamente:

1) eletromiógrafo de superfície – respostas eletromiográficas possibilitam compreender o padrão de recrutamento dos principais músculos envolvidos em uma atividade motora, além de permitir o estabelecimento de sua relação com indicadores de fadiga neuromuscular;

2) analisador de lactato e glicose – o equipamento possibilita a análise das curvas de lactato e glicose em situações variadas de esforço, idealizado para ser utilizado em situações de campo e laboratório;

3) equipamento para avaliação isocinética da força – pode ser usado na avaliação funcional da força e no treinamento físico. Possui acessórios que permitem a realização de exercícios, bem como avaliação de atividades cotidianas;

4) equipamento de ultrasom para medição de espessura muscular e respostas da arquitetura muscular ao esforço, como ângulo de penação.

                    

 

SALA DE AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL: composta por equipamentos para avaliação antropométrica (balanças, estadiômetros, paquímetros, trenas, compassos de dobras cutâneas, antropômetros), que permitem avaliar as dimensões corporais e a composição corporal em situações de campo e laboratório. Devido ao fato de os equipamentos serem portáteis, podem ser usados em situações variadas de campo e laboratório. Em adição, o LABSAU conta com a possibilidade de avaliação da composição corporal por densitometria com emissão de Raios-X de Dupla Energia (DEXA), valendo-se de equipamento próprio, recentemente adquirido com auxílio da FINEP, em projeto desenvolvido em parceria com o BIOVASC, bem como de projetos em comum com o Laboratório Interdisciplinar de Avaliação Nutricional da UERJ.

O DEXA utilizado no LABSAU foi adquirido via edital CT-INFRA FINEP (edital FINEP 02/2010, convênio 01.12.0361.00), sendo um equipamento Multiusuário. O Comitê Gestor para o DEXA do LABSAU é coordenado pelo Prof. Paulo Farinatti (IEFD-UERJ), tendo como membros a Profa. Eliete Bouskela (FCM-UERJ), o Prof. Walace Monteiro (IEFD-UERJ). O Comitê Gestor conta, ainda, com dois membros externos, o Prof. Pedro Paulo Soares (UFF) e o Dr. Daniel Kopiler (INC).

 

SETOR DE CONDICIONAMENTO FÍSICO (CENTRO DE TREINAMENTO: composto por sala climatizada de condicionamento físico individualizado, contando com mais de 300 m2 para realização de treinamento aeróbio (bicicletas ergométricas e esteiras rolantes), treinamento de força (pesos livres e equipamentos de musculação da marca Technogym), bem como de área específica para o treinamento de flexibilidade (espaldares e barras laterais).

                                                          

 

SALA DE MULTIMÍDIA: O LABSAU conta com sala de aula equipada com recursos de informática, internet e audiovisuais para aulas e palestras. A Sala Multimídia tem estrutura que permite realização de teleconferências em tempo real.

 

                    

 

Apoio: